Operação Cruzex Flight 2013 Natal-RN


Base Aérea de Natal receberá aviação de caça durante a Cruzex 2013
São esperados 90 aeronaves de 9 países ao todo, que operarão em Natal entre 4 e 15 de novembro
O Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou nesta segunda-feira (19) que a Base Aérea de Natal (BANT) sediará, pela quarta vez, a Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex), que em este ano a chega a sua quinta edição. Considerado o maior exercício militar aéreo do Brasil, a Cruzex 2013 acontece entre os dias 4 e 15 de novembro, com aeronaves chegando à cidade a partir do dia 31 de outubro.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) informou que são esperadas delegações do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela, totalizando 90 aeronaves.

A edição atual da Operação foi dividida em duas fases, a primeira realizada em 2012 apenas com informações virtuais e a segunda, a ser realizada em novembro, com vôos reais.



O Brasil, por sua vez, participará com aeronaves F-5M, A-1 “AMX”, F-2000 “Mirage” e A-29 “Super Tucano” , de esquadrões de todo o País. Além dos Estados Unidos, o Chile e Venezuela participarão com F-16, a Argentina com A-4 “Sky Hawk”, Equador com A-29, Uruguai e Colômbia com IA-58 e A-37.

Outras novidades são a participação do Canadá com aeronave, um CC-130J e a presença dos novos helicópteros da FAB AH-3 “Sabre”. Todas as aeronaves de combate deverão operar a partir da Base Aérea de Natal, enquanto que Recife receberá os modelos de transporte e reabastecimento em voo.

A França que sempre foi uma parceira da FAB nas edições anteriores da Cruzex não está confirmada. Em 2010, Força Aérea Francesa (Armée de l’Air) trouxe os caças Rafaele, os mesmos que concorrem em licitação para a compra de 36 caças da FAB, juntamente com os F-18 Super Hornet dos Estados Unidos, e o “Saab Gripen” Sueco. Até o momento, os americanos confirmaram participação com o caça F-16.

Fonte portalnoar.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cessna T-37C Força Aérea Brasileira

Embraer 190 Azerbaijan Airlines